Serra Talhada ganhará primeira reserva ecológica da caatinga de Pernambuco
O município de Serra Talhada possuirá a primeira reserva ecológica da caatinga do Estado de Pernambuco. Nesta quinta-feira (28), data em que se comemora o “Dia Nacional da Caatinga”, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, divulgará o cronograma para criação da primeira reserva de caatinga pernambucana. O anúncio será feito durante o seminário “Caminhos do Semiárido” que será promovido hoje na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE).
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Unidade de Conservação da Mata Pimenteira será criada na Fazenda Saco, distante apenas três quilômetros do centro da cidade. A área, que possui 300 hectares, passará a integrar o Sistema Estadual de Unidade de Conservação (SEUC).
Todo de inserção da Mata Pimenteira no SEUC terá início maio com realização de georeferenciamento no local, procedido pela preparação da proposta técnica de criação, consulta pública, exposição no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) findando com assinatura e publicação do decreto pelo governador Eduardo Campos. O Grupo de Trabalho responsável por todo o processo é composto por membros da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Codevasf, Ibama, ICMBio e Ministério do Meio Ambiente. Este grupo ficará responsável pela identificação de outras áreas de caatinga de Pernambuco que devem ser conservadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário